Os Fichas Sujas com suas “Brechas Limpas”

Durante seção de mais de 10 horas no Supremo Tribunal em Brasília, os ministros votaram a favor da constitucionalidade da lei Ficha Limpa. No entanto, na hora de decidirem pela homologação da lei já para o pleito de 03 de outubro próximo, um empate de cinco contra cinco deu início a mais uma enorme debate contra a corte, onde os ministros – esbanjando vaidades em suas falas – não conseguiram chegar a um denominador comum e decidiram nomear um novo ministro para desempatar a tão longa votação.

Mas, segundo Elder Moura no programa Correio Debate exibido na tarde de ontem (24), um respeitado jurista, citado inclusive na votação do Supremo foi curto e grosso. Em entrevista a uma rádio o jurista falou que uma vez votada à constitucionalidade da lei não há como voltar atrás. Ou seja, os “Fichas Sujas” podem até permanecerem candidatos e serem votados daqui a nove dias, mas não serão diplomados caso eleitos.

O primeiro “ficha suja” a desistir das eleições foi Joaquim Roriz de Brasília. Eleito em 2006, renunciou seu mandato para não ser cassado. Após o resultado do STF, Roriz decidiu por deixar o páreo. Em seu lugar candidatou sua esposa, para não perder os benefícios de um futuro mandato.

Já aqui na Paraíba, o advogado do ex-governador Cássio Cunha Lima vai contra a decisão do Supremo e mesmo a lei se tornando constitucional, ele diz ser uma lei cheia de erros e inconstitucionalidades.

Enfim, o que fazer? Em quem devemos votar? Será que a moda de substituir o candidato pela esposa vai prevalecer também em nossa Paraíba? Ou iremos ver o povo votar em um candidato que mesmo ganhando poderá não ser diplomado?

Por Thómas Aquino.

Anúncios

Sobre sertaoemfoco

Aqui é diferente! Credibilidade e Imparcialidade.
Esse post foi publicado em Política, Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s